terça-feira, 8 de janeiro de 2019

A palavra PUTA tem poder

Hoje li num livro que a palavra PUTA  tem poder...

A palavra  puta em sua essência tem poder, tal frase foi dita pela escritora feminista Nadya Tolokonnikova em seu livro o "Um guia Pussy Riot para o ativismo"

E tem uma coisa legal, para os linguistas e nos dicionários, a palavra PUTA pode ser dita, expressada tanto como sinônimo de algo grande, espantoso e benéfico, como também para definir mulheres que olharam para o mundo com outros olhos e decidiram fazer o que bem entendesse de sua vida. 

Conheço muitas mulheres que se orgulham de serem chamadas de putas, putas safadas, pois existem estudos ao longo da história de que as MULHERES FORTES, como as antigas bruxas na Europa também eram xingadas de PUTAS.

A palavra PUTA também pode ser sinônimo de libertina,  no sentido de ser  entregue à luxuria, ou seja, alguém que não segue os dogmas, as regras de uma determinada moral-social ditada pela religião, um exemplo “pecar contra a castidade”, que atualmente seria o mesmo que a mulher que não segue os dogmas e peca contra a sua religião, contra os dogmas de sua família, do seu namorado, dos seus ditos "amigos", ou de um determinado grupo religioso. Sim... essa mulher também é considerada uma PUTA. 

Voltando ao estudo etimológico da palavra, em latim PUTTA é menina. Em Portugual, as crianças são chamadas de putinhos. O Sentido sexual existe na Espanha, na FRança e na Italia, e dizem ser um mistério como isto aconteceu.

Agora tem uma coisa bem interessante, na Espanha, tem uma lenda da deusa Puta, era uma das divindades agrícolas romanas, responsável pela poda (puta, em latim) das árvores, e as sacerdotisas exerciam a "prostituição sagrada"  em honra à deusa. Era como as antigas guerreiras que uma vez ao ano se davam as libertinagens para simplesmente procriar.

Com o passar dos anos o nome da deusa ganhou um novo sinônimo de prostituta. Porem muitos linguistas desconfiam que é só uma etimologia popular, invenção do povo.

Ao som da música: DEixa, deixa, deixa eu dizer o que penso dessa vida de Marcelo D2, falei e disse. 

Mariasaturnando, assim falei.
Apenas uma praticante

Fonte: 
1. Um guia Pussy Riot para o ativismo - Nadya Tolokonnikova
2. Dicionários da internet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário